CEBRAP
Procurar por:

CONVENCIONAL (OPÇÃO REAL)

Bens Imóveis: verificar se a documentação nos registros cartorários garante de fato sua propriedade e posse, e sua regularidade registral, observando se há algum vínculo garantidor como: hipoteca, alienação fiduciária, outros.

Importante se ter avaliações imobiliárias de todos os imóveis da empresa, inserindo os valores auferidos a avaliação empresarial.

Bens Móveis: Que necessitam de registros específicos como: automóveis, embarcações, aviões, etc., torna-se necessário a comprovação de propriedade e eventuais ônus como: penhor, alienação fiduciária, outros.

Bens Tangíveis: Máquinas, Equipamentos, Móveis, Utensílios, Outros.

Bens Intangíveis: Marcas, Patentes, Propriedades Industriais e Intelectual, Royalties. (Quanto a Marca importe se ter a avaliação da mesma para inserir ao valor adquirido na avaliação empresarial.

Direitos: Inclui sua constituição, operação, e dissolução, além das relações com sócios, clientes e terceiros.

Ele abrange diversas áreas como contratos, propriedade intelectual, falências e direito societário, buscando criar um ambiente de negócios estável e justo, protegendo os interesses dos empreendedores e promovendo a concorrência leal. 

Fundo de Comércio: Quando o indivíduo se propõe a exercitar o comércio ou indústria deve, necessariamente, reunir os elementos a isso indispensáveis.

A fixação num determinado local, as instalações, o mobiliário, as mercadorias, a freguesia etc. tais elementos, de natureza distinta, reunidos e em movimento, constituem o fundo de comércio.

Estabelecimento Comercial: É o complexo de meios idôneos, materiais e imateriais, pelos quais o comerciante explora determinada espécie de comércio, denominando-o de "organismos aparelhado para o exercício do comércio".  

Distinção entre Fundo de Comércio e Estabelecimento Comercial: O fundo de comércio representa o complexo do ativo e passivo, dos direitos e obrigações pertinentes a um negócio ou estabelecimento mercantil.

O estabelecimento comercial representa o lugar onde o comerciante exercita o comércio e administra seus negócios.

Não se pode confundir fundo de comércio com estabelecimento comercial.

O fundo de comércio compreende os bens materiais e imateriais, reunidos e organizados para o exercício do comércio, pressupondo, obviamente, o próprio estabelecimento.

Natureza Jurídica de Estabelecimento Comercial ou Fundo de Comércio: O fundo de comércio e o estabelecimento comercial são coisas heterogêneas que se consideram agregadas num todo.

O fundo de comércio é uma universalidade de fato.

O estabelecimento comercial é considerado uma coisa universal, um organismo da vida econômica, existente ao lado da pessoa física de seu proprietário.

Estabelecimento Comercial como Objeto de Cessão ou Venda: O estabelecimento é coisa coletiva ou universal, podendo ser objeto de cessão ou venda.

Elementos que Compõe o Estabelecimento Comercial: Bens Corpóreos e Bens Incorpóreos.

Integração do Fundo de Comércio: O Fundo de Comércio se constitui de coisas móveis e, assim, o imóvel que represente um patrimônio do empresário, não integra o fundo de comércio.

Freguesia: A freguesia, não consiste numa causa externa, tangível, mas nas relações criadas pela habilidade do comerciante; supõe o complexo de pessoas acostumadas a procurar o estabelecimento para os negócios.

A distinção entre freguesia e achalandage, considerando a primeira como aquela composta de compradores habituais, e os segundos como clientes eventuais.

Direito do Comerciante sobre a Freguesia: A freguesia constitui um dos elementos incorpóreos do estabelecimento. Contudo, nenhum comerciante poderia, a rigor, vendê-la.

Nada venderia o que a transferisse, permanecendo ele à frente do estabelecimento, explorando-o regularmente e continuando a negociar os seus artigos, gêneros e mercadorias com todo o mundo.

Não adianta fornecer ao adquirente a lista nominativa dos fregueses, pois depende deles, e só deles, manter relações comerciais com o adquirente.

Entretanto, muito embora não possa a freguesia, isoladamente, ser objeto de cessão ou venda, é ela tutelada juridicamente, visando coibir a concorrência desleal.

Aviamento: O estabelecimento comercial é complexo de bens corpóreos e incorpóreos, destinados ao exercício do comércio ou indústria.

Estes elementos conjugados e em movimento, determinam a produção e o lucro.

A estes objetivos dá-se o nome de aviamento, que é o resultado dos elementos confluentes para o estabelecimento comercial e destinados à produção e ao lucro.

Ponto Comercial: Constitui um dos elementos incorpóreos do fundo de comércio ou estabelecimento comercial e, pela sua importância, é objeto de especial proteção legal que se traduz nas normas contidas na Lei Nº 8.245/91.

POR ESTA AVALIAÇÃO SER MUITO COMPLETA CONTEMPLA AINDA:

METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO

Método de Avaliação do Negócio (Fundo de Comércio):

Toma-se por base a projeção dos faturamentos englobando uma soma bruta (faturamento bruto) e posteriormente a soma liquida (faturamento líquido) e mais valores agregados como equipamentos – estoque – instalações – ponto ‘comercial.

Método de Avaliação do Ponto Comercial

Após se calcular o valor total do Fundo de Comércio, deste total 20% (Vinte por cento) se destina somente ao valor do ponto comercial sendo que o mesmo valor deve ser acrescido no montante total quando da negociação do Fundo de Comércio

Método Comparativo Direto da Empresa

Este método define o valor do negócio através da comparação com dados de negócios semelhantes. São selecionados alguns elementos de pesquisa de negócios similares em oferta ou negociados e opiniões de consultores e empresas especializadas em venda empresarial e com base nestes dados determina – se o valor global do negócio.

MAIS:

LOCALIZAÇÃO DA EMPRESA;

ACERVO DE FOTOS;

DESCRIÇÃO DOS NEGÓCIOS;

PRODUTOS: PRODUZIDOS OU COMERCIALIZADOS E SERVIÇOS PRESTADOS;

LOGOTIPO E LOGOMARCA;

PROJEÇÃO DE FATURAMENTO MÉDIO MENSAL COM PROJEÇÃO DO DRE APRESENTADO;

INSTALAÇÕES:

EQUIPAMENTOS E ELETROLETRÔNICOS:

SISTEMA DE DADOS (HARDWARE – SOFTWARE):

PUBLICIDADE (REDES SOCIAIS):

- FACEBOOK : QUANTIDADE DE SEGUIDORES

- INSTAGRAN: QUANTIDADE DE SEGUIDORES

- WHATSAPP: QUANTIDADE DE CLIENTES

MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS:

ESTOQUE DE MATÉRIA PRIMA:

ESTOQUE DE EMBALAGEM:

MOLDES DE EMBALAGEN:

ESTOQUE PRODUTOS PRONTOS:

VEÍCULOS:

CAIXA:

BANCOS:

INVESTIMENTO (Liquidez Imediata):

CONTAS A RECEBER:

CONTAS A PAGAR:

FORNECEDORES:

RECEBÍVEIS:

SALDO FUTURO:

TAXAS E IMPOSTOS A PAGAR:

CRÉDITOS:

AÇÕES E EXECUÇÕES:

EMPRESTIMOS E FINANCIAMENTOS:

OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS:

OBRIGAÇÕES SOCIAIS:

IMÓVEIS CONFORME AVALIAÇÕES:

ESTADO DAS INSTALAÇÕES:

ESTADO DOS MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS:

LUCRO CESSANTE:

DIVERSOS (RADAR):

VALOR DO FUNDO DE COMÉRCIO: R$ 2.150.823,00

VALOR DO PONTO COMERCIAL (Sem as instalações e sem a empresa instalada no local):

VALOR DA MARCA CONFORME AVALIAÇÃO:

VALOR TOTAL DO NEGÓCIO:

VALOR DO ARRENDAMENTO: * No arrendamento não estará incluso o valor do aluguel que deve ser pago a parte, cada ato com seu contrato específico.

DOCUMENTAÇÃO:

  • CNPJ/QSA
  • CONTRATO SOCIAL PRIMITIVO E SUAS ALTERAÇÕES CONTRATUAIS (CONTRATO SOCIAL CONSOLIDADO)
  • BALANÇO ANUAL
  • BALANCETE
  • DRE
  • CERTIDÕES: (DÉBITOS FEDERAIS - DÉBITOS ESTADUAIS - DÉBITOS MUNICIPAIS - FGTS - JUSTIÇA FEDERAL ).